terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A arte de reciclar água

por Luciana Franco, de Tel Aviv – fonte: GLOBO RURAL / Cambici – A Watec 2011 – 6º Feira e 3ª Conferência Internacional sobre Tecnologias de Uso da Água, Energia Renovável e Controle Ambiental reuniu em Tel Aviv, em Israel, executivos, políticos, pesquisadores e formadores de opinião de mais de 100 países. A feira, que apresentou as principais tendências tecnológicas para a produção e conservação de recursos hídricos, recebeu delegações de três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco.
O evento mostrou como o Estado de Israel, um país que é dotado de uma geografia hostil, se tornou líder mundial em pesquisa em recursos hídricos e já reutiliza 85% da água que produz, por meio de tecnologias que vão desde o bombardeio de nuvens e a reciclagem de água de esgoto até a dessanilização da água do mar. O país se transformou num polo de desenvolvimento de tecnologias para o uso eficiente de água e tem muito a ensinar aos países emergentes que buscam alternativas para amenizar as pressões sobre os grandes centros urbanos.
Israel ganhou destaque mundial com os sistemas de irrigação que viabilizaram a agricultura no deserto. A Netafim, por exemplo, atua desde 1965 e criou o sistema de irrigação conhecido como “gotejamento”, que reduz o uso de água em cerca de 40%. A companhia possui 13 fábricas espalhadas por cinco continentes e opera 31 empresas subsidiárias e um sistema de distribuição que alcança 110 países. No Brasil, a Netafim é líder no mercado em projetos de microirrigação, com 31% de participação, e anunciou recentemente um investimento de R$ 10 milhões em uma fábrica na cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE). A unidade vai produzir tubos gotejadores e microaspiradores.
Além do Brasil, a Netafim atua em mercados emergentes mundiais como China e Vietnã. A irrigação não é mais um desafio para os pesquisadores israelenses, que agora estudam a criação de sistemas para usar melhor as escassas fontes de energia do país, onde 82% do esgoto é reutilizado na agricultura e indústria. Para o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Edson Giriboni, a feira apresentou novidades muito interessantes para o setor.
“Ficamos impressionados com as tecnologias de reúso da água. Israel reutiliza boa parte da água que consome na agricultura e, nesse aspecto, nossa preocupação foi com a licença ambiental, mas descobrimos que o aval a essa tecnologia é tanto interno como externo, por meio de órgãos da União Europeia”, diz Giriboni. Entre as novidades apresentadas na feira estão soluções modernas de filtragem, reciclagem e análise de qualidade da água, como o uso de bactérias luminosas que verificam a qualidade da água em poucos segundos, que devem chegar ao Brasil em 2012.
A jornalista viajou a Tel Aviv, em Israel, a convite do Consulado de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...