terça-feira, 30 de abril de 2013

Conheça a história da incrível cidade comestível

Nas cidades menores, onde é mantida a dimensão da escala humana, as pessoas são naturalmente colaborativas, em minha opinião.

Este artigo apresenta uma situação fantástica numa pequena comunidade inglesa... Eles conseguem produzir alimento orgânico, de baixíssimo custo e enorme proveito.

Quem sabe a enorme crise pela qual estamos passando nas cidades possa promover algum tipo de atividade colaborativo?

Leia a matéria e veja como é extremamente simples e prático. Todos podemos fazer alguma coisa, quando nos transformamos em pessoas colaborativas.


Cidade inglesa é tomada por hortas que oferecem alimentos gratuitos a seus moradores

horta todmorden
Todmorden, a cidade que virou uma imensa horta coletiva (Divulgação)
Todmorden é uma pequena cidade da Inglaterra, na qual seus 17 mil habitantes podem se alimentar de graça. Como? Há cinco anos nasceu o projeto The Incredible Edible Todmorden (A incrivelmente comestível Todmorden), que consiste no cultivo de hortas coletivas em espaços públicos da cidade. Todo alimento cultivado nestes locais está disponível para qualquer morador consumir. E de graça.
São mais de 40 cantos comestíveis espalhados por Todmorden: desde banheiras nas ruas até o quintal da delegacia da cidade, passando por jardins de centros de saúde e do cemitério local. A ideia é incentivar que toda comunidade cultive seus próprios alimentos e pense melhor sobre os recursos que consome.
Demorou dois anos para que a ideia de colher uma fruta, verdura ou hortaliça plantada por outra pessoa fosse aceita pela população. Na primeira reunião eram apenas seis pessoas. Hoje, o conceito já é aceito por grande parte dos moradores de Todmorden e inclusive é trabalhado na escola local. Tal prática ainda trouxe o benefício de estreitar a relação entre vizinhos. Bacana, não é?
“Não fazemos isso porque estamos entediados, mas porque queremos dar início a uma revolução”, diz Pam Warhurst, cofundadora do projeto, durante sua palestra no TEDSalon, em Londres. “As pessoas querem ações positivas nas quais possam se engajar e, bem no fundo, sabem que chegou a hora de assumir responsabilidades e investir em mais gentileza com o outro e com o meio ambiente”.
Claro que transformar todo espaço público de uma cidade em hortas comunitárias não é tarefa fácil. Mas com empenho e mobilização de vizinhos é perfeitamente possível começar a cultivar em seu bairro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...