terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aquíferos no Brasil

Esta foto foi extraída do Blog que trata de questões ambientais, dentre outros assuntos, revela a descoberta desse aquífero, baseado na pesquisa da Universidade Federal do Pará, conforme noticiado pelo Último Segundo.

As notícias, sem dúvida importantes, devem nos levar a uma profunda reflexão sobre a forma como temos tratado desse bem, especialmente nos últimos 150 / 200 anos.

A ocorrência das secas em várias regiões do globo, bem como em algumas das regiões brasileiras fora das áreas mais castigadas pela seca (caso do Nordeste e parte do Centro Oeste). Temos crise hídrica no Rio Grande do Sul, no Paraná e em São Paulo.

Cito esses três estados apenas, já que não conheço mais profundamente essa questão em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina (só para aumentar um pouco a lista de regiões críticas).

Os links estão apresentados. Se alguém quiser conhecer um pouco mais e dar mais uma chance à vida, está é uma das oportunidades que nos são apresentadas.

Reflita, também, sobre as reações que descobertas dessa natureza podem despertar naqueles que vivem em regiões de seca…

Um comentário:

  1. O stress hídrico é uma realidade gritante. Basta rodar por qualquer estrada e olhar em volta. Os rios estão mortos.
    Em São Paulo a situação foi crítica anos atrás. Agora é apocalíptica. A quantidade de material químico que as cias de água usam para deixar a água sem cheiro, sem cor e sem o sabor podre é enorme. Será que essa situação atual favorece as corporações que vendem esses preparados químicos? Deixam os rios morrerem mas o que importa é continuar vendendo o cloro?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...