quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A face da fábrica do futuro

No filme "O Dia em que a Terra Parou" há uma cena emblemática quando na busca de demover a destruição da humanidade pela entidade alienígena um cientista, mais esclarecido (talvez pela própria idade e vivência) diz: "O Homem só encontrará a solução para seus problemas de sobrevivência quando já estiver na beira do abismo. Somente nesse momento é que estaremos prontos para evoluir. Dê-nos essa chance..."

Pode ser que isso seja um fato a ser constatado em breve. Só que no percurso desse caminho muitas vidas serão sacrificadas. Não apenas vidas humanas. Vidas de todas as espécies animal, vegetal e, até, mineral.

A Revista Amanhã apresenta algumas soluções que estão sendo implementadas no Sul. Sem dúvida, não podemos deixar de apontar, o Estado do Rio Grande do Sul como o que vem se defrontando com uma das maiores crises, causada pela própria ação humana na exploração desordenada e irresponsável da natureza.

Claro que há crises no Norte e Nordeste. Deverão se agravar com as ações desastradas que foram realizadas por lá, também. Sem falar no componente político que traz a miséria para grande parte da população residente.

Costumo dizer que o gaúcho (sem qualquer bairrismo ou denominação pejorativa) é um gafanhoto que não deixa nada vivo por onde passa.

Depois de devastar seu estado eles passaram a promover, na mesma maneira adotada há mais de 100 anos, na exploração exaustiva da terra. A riqueza que o estado apresentou durante uma grande parte de sua história está sendo cobrada com juros das gerações atuais e das futuras, se nada for feito.

Começa em Joinville, importante cidade de Santa Catarina, algumas mudanças significativas dos empresários. Os aspectos mais relevantes são a Sustentabilidade e o respeito pelo Meio Ambiente.

Em várias outras cidades no Sul do brasil o empresariado está despertando para a necessidade (e grande oportunidade) em adotar novos padrões de gestão de seus negócios, especialmente em relação à conservação da água, reciclagem de lixo, etc.

Nos links abaixo são apresentados os artigos:

A face da fábrica do futuro:
Autossuficiente em água e energia, com processos que não geram resíduos e nem gases poluentes, as novas plantas industriais se aproximam do ideal do lucro sem impacto ambiental
O custo de uma fábrica verde pode ser o mesmo de uma fábrica normal
Fontes de inspiração verdes
Saiba o que as empresas do sul estão fazendo para tornar os ambientes fabris mais alinhados com conceitos de sustentabilidadeAções sustentáveis aplicadas em indústrias distribuídas em várias cidades do Sul brasileiro


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Riqueza que cai do céu

Pés de águaSão muitas as possibilidades de aproveitamento de água, até seguirem seu curso normal.

Pela ação do Sol as águas sobem e, depois de algum tempo e pela ação do vento (também dependente do Sol), se transformam em chuva distribuídas em outras regiões.

Pegada Hídrica

A nossa “pegada hídrica” pode ajudar a natureza (e a todos nós, por consequência) se observarmos algumas questões essenciais, tais como:

  • a água da chuva não é potável, por não possuir os minerais essenciais para a nossa saúde. Isso não impede que a usemos para outros fins
  • a água usada na limpeza, no chuveiro, etc. pode ser reutilizada para uso nos vasos sanitários
  • cuidar dos investimentos necessários antes da crise sempre é mais

Em artigo na parte de Economia, do Jornal Estadão, são revelados os benefícios com a Captação da água da chuva gera economia, é demonstrada a importância dessa mudança de comportamento de cada um de nós.

A água é um bem escasso, ainda que o artigo comece citando o francês Antoine Lavoisier em sua frase: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, devemos entender que a água para uso humano vem se mostrando cada vez mais rara.

A ação do homem

O Homem – especialmente nos últimos anos – vem acelerando os meios de poluição (e morte) dos rios e lagos. O mar já tem muitos pontos totalmente descaracterizados, pela agressão ambiental que sofreram e as geleiras (uma fonte de água doce) vem sendo explorada e já começaram a diminuir sua reserva.

Os famosos aquíferos, localizados generosamente em várias regiões do Brasil, começam, também, a apresentar vários sinais de contaminação, especialmente pelo veneno usado, em grande quantidade, nas lavouras…

Realmente, na natureza tudo se transforma. É essa transformação que poderá levar a vida, na forma que conhecemos, à extinção. Se você ajudar a divulgar essa notícia quem sabe mudamos esse destino?

Vamos cuidar das boas práticas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...