sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Curitiba/PR aposta em ações preventivas para evitar prejuízos com a chuva

Curitiba aposta em ações preventivas...

Sem dúvida as ações preventivas ajudam. E muito!

Só que não são suficientes. Apesar de sua estrutura contar com uma população que foi "educada ambientalmente", pelo trabalho desenvolvido por vários governos por mais de 40 anos (isso mesmo! Os trabalhos de separação de lixo e outras orientações à população são muito antigas); há ainda muito a ser feito, em termos de educação ambiental.

É comum encontrarmos em várias ruas de Curitiba, quer no Centro ou em sua periferia, lixo espalhado pelas calçadas, garrafas lançadas pelas ruas, sacolas plásticas voando, etc.

Isso sem falar das beiras dos rios (que ainda não foram canalizados) e que recebem um volume de entulhos de várias naturezas, separados por ocasião da necessária captação.

Não é para criticar a ação em Curitiba que escrevo este post. Na realidade é um pequeno alerta a todas as pessoas (seria bom que as que possuem alguma autoridade também lessem e entendessem) que o trabalho de prevenção e proteção às pessoas é bem longo.

Além de longo é importante termos a consciência de que ele começa pela Educação e Formação das pessoas. Algo que nosso país relega a um segundo plano (ou seria último?).

A destruição dos valores culturais e familiares começaram a ser derrubados no início dos anos 60 (1960); no início dos anos 70 a qualidade da educação foi destruída pela reforma introduzida em 1971.

Nos resta rezar para que a ignorância cesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...