Interessante as observações apresentadas por Leonardo Boff neste artigo.
Realmente; ainda que saibamos da irresponsabilidade dos políticos em geral (toda classe política eleita ou que lhe dá sustentação e poder), de seu descaso e leniência, da enorme ignorância das várias populações que buscam, a qualquer preço (mesmo com a vida em alguns casos), prover suas famílias de um abrigo, mesmo sem toda a segurança, é necessário analisarmos a questão da natureza.
Não acho que a questão se resuma em "saber ouvir a natureza" apenas. Vai muito além, em minha opinião.
Desde a época das cavernas que o ser humano vem "lutando" para manter suas plantações (contra pragas, por ex.), suas casas (contra terremotos, por ex.), suas vidas. O Ser humano aceita ser um 'sobrevivente' e, para isso, luta todos os dias contra tudo.
E foi nesse hábito de 'lutar contra os elementos da natureza' que ocorreu os abusos. A natureza só está respondendo com o que sempre foi... NATURAL. Nada a reclamar de Deus ou dos aproveitadores das circunstâncias (políticos, negociadores de casas em áreas de grave perigo, etc.).
Se formos 'ouvir a natureza' ela provavelmente dirá: 'Estou apenas retomando aquilo que sempre foi meu...'
Em relação aos governantes apenas continuo a me surpreender com a 'grande alegria' que eles demonstram ao darem suas entrevistas, aparecendo em todas as mídias e sendo lembrado para as futuras eleições.
Nenhum deles está preocupado, realmente, em resolver qualquer situação, mesmo que simples.
Um desastre sempre proporciona 'bons ganhos' aos que sabem 'mexer os pausinhos certos com os polítiqueiros de plantão'...
Só que, desta vez, a natureza passou a cobrar a vida do Chico e do Francisco; do Zé e do José...
Nenhum comentário:
Postar um comentário